domingo, 5 de julho de 2009

A TERRA - PROJETADA PARA SUSTENTAR A VIDA


O objetivo desse blog é espalhar o máximo possível a consciência ecológica... sim o que cada um pode fazer para contribuir para termos um planeta limpo e sustentável. Nas minhas muitas pesquisas a respeito... encontrei um artigo numa revista que não poderia deixar de postar aqui...o tema:

O PLANETA VIVO

O planeta Terra abriga uma enorme quantidade e variedade de organismos vivos- talvez incontáveis milhões de espécies. Muitos deles, que se proliferam no solo, no ar e na água, são pequenos demais para serem vistos a olho nu. Por exemplo, constatou-se que apenas 1 grama de terra contém 10 mil espécies de bactérias, sem mencionar todos os micróbios. Algumas espécies foram encontradas até um pouco mais de 3 km abaixo do solo. No entanto, a vida terrestre não existiria se não fosse por fatores extremamente exatos, alguns dos quais não eram compreendidos de modo pleno antes do século 20. Esses fatores incluem :

1) A localização da Terra no sistema solar e na Via-Láctea, bem como sua órbita, inclinação, velocidade de rotação e também o fato de possuir uma Lua.

2) Uma atmosfera e um campo magnético que funcionam como escudos.

3) Abundância de água.

4) Ciclos naturais que reabastecem e limpam a biosfera.

Revista Despertai ! - Fevereiro de 2009

Aja visto que nessa revista tem muitos artigos interessantes... e destacando pormenores sobre cada um dos 4 itens mencionados acima... irei postar o que ela diz. Pois afinal o que conta... é o desejo de preservação e conservação - e o que é bom tem que ser divulgado.


by - Joselito Françozo Ribeiro - Gestor Ambiental