quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Camada de Ozônio




Tenho absoluta certeza que você já ouviu falar nela, que é tão importante para a preservação da vida em nosso planeta. De quem estamos falando ? Da Camada de Ozônio.

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.Na atmosfera, a presença da radiação ultravioleta desencadeia um processo natural que leva à contínua formação e fragmentação do ozônio.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs. E tudo isso é a causa do famoso EFEITO ESTUFA.

O que temos de fazer ? Sermos mais conscientes em nosso consumo, ao dar preferência a produtos reciclados, praticar a coleta seletiva, você já estara fazendo sua parte para a diminuição desse efeito.

Seja um cidadão verde, analise sua pegada ambiental, espalhe o conhecimento sustentável - o planeta agradece.


by Joselito F. Ribeiro - Gestor Ambiental

Um comentário:

  1. Mais uma sugestão:
    Andem de bicicleta!!!
    Não agride a camada de ozônio e vc ainda fica em forma!!!

    ResponderExcluir